terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Sade Diva do Jazz


A década de 80 pode ser considerada como a década de gostos mais que duvidosos, cheios de hypes ambíguos, assim como a máxima do "ter é poder". Foi lá também que o corpo passou a ser protagonista de uma busca infinita pela perfeição, assim como questões políticas temerosas e uma grande revolução musical na forma propagadora da MTV americana, canal que criou todos os esteriótipos que sabemos e vimos até hoje, e o conceito em sí que temos perante à música. Na década citada, o mercado musical sofreu uma revira volta entre estilos, gostos, ombreiras exageradas, maquiagem e muito laquê. O que pode ser considerado um clássico nos dias de hoje, era muito brega nos 80´s e o que pode ser considerado "chique" nos dias atuais, de fato o era. Assim, podemos classificar Sade Adu que há 25 anos na estrada, volta linda, de cabelão e poderosa com seu inédito "Soldier Of Love", com lançamento previsto para 8 de fevereiro.

Em 1984, Sade deu às caras o seu "Diamond Life". Sua imagem percorreu o mundo e fez este mesmo mundo se render definitivamente às suas canções com o single "Smooth Operator". Seu estilo diva e sua forma peculiar de cantar misteriosa, grave, destacada, sensual marcou definitivamente a carreira de uma das cantoras mais autênticas do mercado fonográfico, autenticidade essa que deu a Sade um poder pleno, até na questão de gravar quando quer e o que quer. E para uma cantora que em 25 anos de carreira possui 6 álbuns em estúdio em sua discografia e 1 ao vivo definitivamente algo mais que especial paira no ar. Como disse a mesma: "I only make records when I feel I have something to say. I'm not interested in releasing music just for the sake of selling something. Sade is not a brand".

De 1984 para cá, tivemos pérolas da música na voz de Sade como "Your Love Is King", "Paradise", "The Sweetest Taboo", "No Ordinary Love", "Cherish The Day" e recentemente isso há 10 anos, "By Your Side" e "Lovers Rock", canção que deu nome ao seu último trabalho de inéditas, lançado em 2000 e acompanhado de um CD e DVD ao vivo, "Lovers Live", numa amostragem do melhor de sua carreira sem perder nunca sua autenticidade e até mesmo o seu frescor, já que tudo soa mais que atual.

Nessa onda chega ”Soldier Of Love”, cujo single homônimo já percorre bloguis, e até clipe no Youtube diga-se de passagem maravilhoso. O single em sí carrega uma Sade mais que atualizada, numa batida moderna e poderosa, com um R&B contemporâneo, lembrando o trip-hop dos 90´s misturado com uma pegada reggae que carrega a melodia para um nível surpreendente.

Em "Soldier Of Love", Sade ressurge com uma identidade carregada, preservando mais do que nunca a sua identidade, como se ela não tivesse essa elipse, como se não tivesse passado quase uma década desde sua última aparição. Ao mesmo tempo, ela se encontra totalmente fresca e renovada. Lembrando a todos que Sade é uma banda composta pelo baixista Paul Denman, pelo guitarrista e saxisofonista Stuart Matthewman, o tecladista Andrew Hale e claro, Sade Adu nos vocais.

BY: Margareth (Mag)

Nenhum comentário: