Biografia

Sade Adu (Helen Folasade Adu) 

Nascida  em Ibadan, em 16 de janeiro de 1959 Nigéria, mas criada em Colchester, Reino Unido, onde foi viver com a sua mãe (britânica- Anne Hayes) quando esta se separou do seu pai (nigeriano - Bisi Adu ). Cresceu ouvindo mestres do soul como Marvin Gaye, Curtis Mayfield e Donny Hathaway, Nina Simone, Aretha Franklin, Ray Charles, Astrud Gilberto. Apesar dessas influências e mesmo ouvindo no período de sua adolescência, não decidiu dedicar sua vida à música. Tanto que estudou desenho de moda no 'St Martin's Art College'. Porém, logo descobriu que o mundo da moda não lhe permitia um bom equilíbrio entre o gosto de criar e a necessidade de ganhar a vida.Descobriu o seu talento musical quando aderiu a uma banda formada por alguns dos seus amigos de colégio. Rapidamente passou a ser a vocalista de uma banda de funk latino chamada Pride. Ganhou gosto por compor (foi nesta fase que escreveu o hit “Smooth operator”). Aos 24 anos Helen assumiu-se como elemento central de uma nova banda, Sade, formada por ela e por integrantes da então extinta Pride - Stuart Matthewman, Andrew Hale e Paul Spencer Denman.Seu álbum de estréia, Diamond Life, que incluía o single “Smooth operator”, foi Top Ten na Inglaterra em 1984. O álbum seguinte, Promise, de 1985, tinha os singles “Never as good as the first time” e “The sweetest taboo” e ficou nas paradas norte-americanas por seis meses. Em 1985, Sade participou do filme do diretor inglês Julian Temple, Absolute Beginners, interpretando, lógico, uma cantora chic e sexy.Em 1986, Sade ganhou o Grammy como artista revelação., e logo mudou-se para Madri na Espanha. Em outubro de 1989 casou com Carlos Scola, um diretor de cinema espanhol. Mas o casamento durou pouco, com a cantora retornando para Londres.O terceiro trabalho da cantora e banda, Stronger Than Pride, tinha o single que ficou em primeiro na parada soul, “Paradise”, além dos hits “Nothing can come between us” e “Keep Looking”. Somente quatro anos depois foi lançado novo trabalho, o disco Love Deluxe de 1992 manteve o padrão de vendas dos anteriores, além de novos sucessos: “No ordinary love”, “Pearls” e “Feel no pain”. Em 1994 saiu a coletânea “The Best Of Sade”, com as músicas de maior destaque da cantora, além de “Please Send Me Someone To Love”, trilha sonora do filme Philadelphia. “Lovers Rock” de 2000, explora ainda mais o lado comercial de Sade e a balada “King Of Sorrow” ganhou um videoclipe bastante executado na MTV. O primeiro ao vivo, “Lovers Live”, foi lançado dois anos depois. Um novo disco, só no fim do milênio, em 2000, com Lovers Rock, um disco mais sisudo, mas não menos elegante. O disco gerou uma nova turnê depois de quase uma década, com espaços lotados pela América. O sucesso da tour gerou o primeiro álbum e DVD ao vivo, Lovers Live.

Em 2004 a cantora participou do elenco de artistas do DVD “Voices For Darfur”, que contou ainda com a presença de nomes como Franz Ferdinand, David Gray, Antony Costa, Andrew Coleman dentre outros. O material, gravado no Royal Albert Hall, em Londres, teve como objetivo levantar fundos para os refugiados de guerra do Sudão. Sade compôs a canção “Mum”, primeira música inédita em quatro anos, especialmente para o repertório do DVD.

Sade mudou-se para a Jamaica na metade da década de 90, onde namorou com Bob Morgan, um produtor e músico jamaicano, e em 21 de julho de 1996 deu a luz ao seu filha Ila. Sade possui em sua bagagem vários grammys, AMAS, MTV Always Word, discos de Ouro, duplo, Platina entre outros.

Sade se encontra atualmente residindo em Londres com sua filha, seu mais novo álbum se chama Soldier of Love e tem data prevista para lançamento mundial para o dia 08 de Fevereiro de 2010.

Depois de 10 anos de espera, a cantora Sade anunciou nova turnê mundial e, pela primeira vez, brasileiros que acompanham a carreira da nigeriana desde meados dos anos 80 poderão assistir de perto aos três shows que ela fará no país, em outubro. A primeira apresentação acontece na próxima semana, em São Paulo (dia 20 – Ibirapuera) e no Rio de Janeiro (dia 22 – HSBC Arena), e por último em Brasília (dia 25 – Estádio Nilson Nelson). A produção dos espetáculos é feita pela GEO Eventos em parceria com a Planmusic.

A última vez que Sade saiu em tour mundial foi em 2001, quando se apresentou para mais de um milhão de fãs somente nos Estados Unidos. Agora, dez anos depois, ela volta aos palcos embalada pelo sucesso de seu último CD, Soldier of Love, sucesso de crítica e de vendas, e também pelos hits que marcaram época, como Smooth Operator, No Ordinary Love e The Sweetest Taboo.
Soldier of Love foi produzido entre 2008 e 2009 e já vendeu mais de três milhões de cópias. O álbum alcançou o topo das paradas nos Estados Unidos, Canadá, França, Suíça, Itália, Emirados Árabes, Polônia, Grécia, Japão, Portugal e Espanha.