quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O meu fascínio por Sade. A voz que conforta a minha alma!

Poucas vozes me deixam tão fascinada quanto a voz de Sade, uma cantora britânica de origem africana que começou nos anos 80 e que apesar de sua curta discografia tem clássicos suficientes para embalar noites e noites de romantismo e de nostalgia.
Sade é clássica: é uma mulher recatada, de atitude e beleza ímpar, é uma diva. Uma artista que o público jamais esquecerá basta ver os resultados do seu último álbum ''Soldier of Love'' lançado em 2010 e que vendeu mais de 5 milhões de cópias mundialmente quase sem divulgação alguma. Ela é uma das poucas artistas que pode passar 10 anos sem lançar algo (como foi o caso) e ter o deleite de encabeçar as paradas novamente.
É importante diferenciar o histórico de Sade de outros artistas de sua geração e de outros artistas de nossa geração atual o público não foi fiel com artistas como Diana Ross e não será fiel com artistas como Rihanna, esta última precisa lançar algo praticamente toda semana para manter-se em evidência, já Sade tem a audácia de nos deixar anos e anos sem trabalhos novos e só aumentar o nosso saudosismo de querer ter algo recente: destaca-se também sua música atemporal as mesmas canções lançadas em 2010 poderíam ter sido lançadas na década de 80 e vice e versa. Sua música é simplesmente única.
Tão única quanto sua música é sua voz suave como cetim, confortante quanto um abraço apertado, é doce, é tocante, é cicatrizante, mas chega a até ser triste, porém tal tristeza se perde na imensidão de curtos mas perfeitos vocais oriundos de uma voz que parece não mudar apesar das décadas que já passaram.
Eu tenho a satisfação de ter nascido numa geração já quase perdida musicalmente mas ainda ter tido a oportunidade de conhecer sua música e ouví-la: seja numa noite fria, seja num momento de solidão, seja num momento de amor... Nenhuma outra trilha embala tais momentos de forma mais perfeita, dramática, simples, triste e verdadeira. Quando Sade diz que alguém já partiu seu coração (''Somebody Already Broke My Heart'') ela te faz crer que está amargurada, talvez sentada num quarto bagunçado a chorar e é impossível não deixar-se levar e deixar-se tocar por sua dor. Ela consegue te levar ao saudosismo extremo em ''Smooth Operator'' e lhe fazer imaginar dançando num salão vazio ao som do belíssimo e clássico arranjo deste canção. Ela tem a audacia de te fazer teletransportar-se e derramar lágrimas ao ouvir ''The Sweetest Gift'', como se tal canção estivesse sendo cantada no pé de seu ouvido. Ela ainda te faz marchar e ter esperanças que o amor existe em ''Soldier of Love''. Ela te faz querer amar de uma maneira incondicional em ''By Your Side'' e desejar que tal canção toque em todos os momentos mais íntimos e belos de sua história de amor. Ela ainda surpreende e o faz desejar ter filhos só para cantar para eles ''Baby Father'' como se tal canção fosse uma canção de ninar e chega ainda mais longe em ''The Moon and the Sky'' ela incrivelmente eleva teu espírito ao som desta canção.
Minha alma, meu coração e meus ouvidos agradecem por ainda haver uma artista de tal magnitude em atividade no cenário musical. Eu posso passar dias, semanas, meses e quem sabe anos sem ouví-la, mas minha reação ao escutar sua doce voz será sempre a mesma... Será de encanto! Mas não tenho coragem de ficar tanto tempo sem ouví-la... É como se intrinsecamente ela falasse de mim ou para mim em suas músicas. É como se a dor dela fosse minha, como se a felicidade dela fosse compartilhada por mim e como se o maior amor do mundo fosse nosso, somente o nosso.

Crédito ao autor do texto: http://www.wellyver.com/

By: Margareth

4 comentários:

Ronaldo disse...

Excelente comentário! Nenhum cantor (a) me acompanha como a Sade; em casa, no carro , no trabalho e etc...
parece uma companhia real... Anjo Sade.

Karmem disse...

Fascinante sua declaração, assino embaixo TU-DO, fui ao show e fikei em EX-TÂ-SE, fantástico o show, fascinante!!!
Parabéns pela matéria em um todo!
Gostaria que alguém me ajudasse a como baixar o DVD no Brasil que Rogério Marques editou.
Agradeço a colaboração!
Bjs galera fãs da cantora SA-DE!!!

Karmem disse...

Quero receber notícias via email para karmem_m@yahoo.com.br, o blog está simplesmente maravilho-so.
Gostaria também de participar neste blog aos comentários, agradeço mais uma vez!

Sol disse...

Sou fã da Sade Adu desde os meus anos. Qdo fiquei sabendo q ela viria ao Brasil no ano passado, imediatamente comprei o ingresso, pois eu sempre falava: Se a Sade vier um dia para o Brasil eu vou ao show. Qdo entrei eu não acreditava q estava lá e qdo começou o show eu fiquei anestesiada, emocionada..... Se ela vier para o Brasil eu vou de novo. Bjo para todos fanáticos da Sade.

Ps: adorei o blog, quero receber noticias. soraiamlima@gmail.com