segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Concerto: Sade Brilha

Concerto de revisão

Em um cenário musical dominado por sensações teen, hip-hop flash e bombástica de rock clássico, o sucesso improvável de 2011 foi a calma, moderação, sensual da cantora britânica Sade Adu e sua banda Sade de mesmo nome, que trouxeram seus atuais best-seller turnê - a primeira em uma década - diante de uma platéia de aproximadamente 10.000 em FedExForum sexta à noite.

A explosão Sade Grammy-winning primeiro na cena há 27 anos com Diamond Life, uma coleção de estilo cabaret-pop-jazz tunes que parecia ser um retrocesso, mesmo nos anos 80 retro-obcecado. No ano seguinte, Whitney Houston e estreou a era diva da música pop começou, aparentemente deixando Sade - cuja produção abrandou para um rastreamento a partir de 1992 com apenas dois registros em 19 anos.

Adu como uma vocalista nunca poderia comparar com os gostos de Houston, Carey, Dion ou Aguilera. Seu instrumento é muito mais limitada. E, para seu crédito, uma nota alta ocasionais como seu clímax pé-ovação induzindo-a de queima lenta "Is It A Crime" de lado, ela não pedir as comparações. Como o grande Billie Holiday, outro vocalista estreita expressiva que tem um apelo semelhante romântico, Adu tem uma voz - com um toque de clarim de soprosidade, como saxofone bandmate Stuart Matthewman de que ela jogou fora tão bem nas seleções como "Jezebel" - que não é sobre melismas ou pirotecnia, mas sobre o estabelecimento de um clima sofisticado e exótico.

É claro, a presença física do Adu foi um longo caminho para estabelecer que o humor também. Aos 52 anos, a cantora, com cabelo preto puxado apertado contra a cabeça-como Nefertiti, sua boca um traço exuberante de escarlate contra sua pele mocha, provou que ainda é a mulher mais marcante em todo o quarto, ela entra, incluindo uma arena estádio. Mas sua beleza acabou de adicionar ao seu carisma natural, que estava em evidência a partir do momento em que ela surgiu no palco em um macacão de volta apertada para cantarolar "Soldier of Love".

Adu mostrou vários olhares diferentes ao longo da noite, vestindo uma camisa branca e colete preto para uma interpretação de "Smooth Operator", aparecendo como um sonho atrás de uma tela gossamer em um vestido branco reluzente para uma leitura escassa de "Morning Bird", e que vem fora para o bis de "Cherish the Day" com uma saia vermelha e jaqueta. (O baixista Paul Denman, que com Adu, Matthewman, eo tecladista Andrew Hale compõe o núcleo de Sade, também teve uma mudança a fantasia antes do encore. O fã de Elvis, que exibiu sua tatuagem do Rei para o público, saiu em um macacão brilhante Presley estilo.)

Os trajes combinados com um design de produção estelar pelo diretor Sophie Muller e wiz iluminação Baz Halpin para trazer um dinamismo a um show extremamente necessário que isso. Sade é, na melhor das hipóteses, um simmer lento de uma banda. Você sabe que está maduro quando a mid-tempo Latin groove de "Sweetest Taboo" é o seu grande número otimista. Por uma hora no aparelho de som, esta abordagem discreta faz para uma sessão de grande faz-de-fora, mas em um concerto de duas horas pode ser monótono. Felizmente, a banda e sua equipe usaram a luz, vídeo e cenografia para dar a cada canção uma aparência distinta e sentir que acabou se tão sedutor como próprios artistas.

John Legend, outro artista de R & B com uma sensibilidade mais adulta, abriu o show. Ele começou com um quase nota por nota-re-criação de minimalista Adele "Rolling Em the Deep", antes de desencadear a fúria de sua banda de 10 peças em "Slow Dance", "I Can Change" e "Green Light . " O conjunto tinha uma vibe evangelho alma como um velho Donny Hathaway ou Johnnie Taylor concerto que deixou você querendo mais, mesmo se os vocais impressionantes Legend muitas vezes se perdeu no meio do processo.

By Siqueira

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