para mim,por issu achei interessante postar aqui também para quem ainda nao
conhecia esta noticia.
Espero que gostem...
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 15 de fevereiro de 1986
"You've got the biggest heart
sometimes I think you're just too good for me
every day is Christmas and every night is New Year's Eve"
("Você tem o maior coração/Às vezes eu acho/Você demais para mim/Todo dia é Natal/Toda noite é noite de Ano Novo")
("The Sweetest Taboo", Helen Folesade Adu)
Desde que Sade (Helen Folesade Adu, 26 anos, nascida na Nigéria, filha de mãe inglesa e pai nigeriano) surgiu musicalmente em Londres - regravando um antigo êxito de Julie London ("Cry me a River"), que se começou a falar na New Bossa. Ao lado dos afinados garotos do Style Council, Sade passou a personificar um suposto soerguimento da mais criativa corrente musical brasileira via Londres. A sensibilidade das letras, a batida característica da BN, o intimismo nas interpretações - enfim todos os méritos que fizeram da Bossa Nova aquilo que de melhor aconteceu em nossa música popular - passaram a ser decalcados para esse revival da bossa-nova mixado ao jazz-funk-soul em inglês - e do qual o grupo Sade revelou-se dos mais importantes.
Se "Diamond Life", seu primeiro lp, lhe valeu um Disco Duplo de Platina (4 milhões de cópias vendidas na Europa e mais um milhão no mercado norte-americano), Sade retoma, em seu segundo lp ("Promise", CBS, fevereiro/86, lançado na Inglaterra em novembro e já entre os mais vendidos) e mesmo estilo suave, extremamente poético e insinuante - na linha de uma afável Bossa Nova revitalizada 27 anos após seu surgimento no Brasil. Mas, frise-se bem, uma Bossa que se identifica apenas pelo capricho das letras - todas de Sade, revelando-se assim também uma grande poetisa - e harmonia de seu afinado e suave grupo instrumental: Dave Early, na bateria e percussão (conseguindo aproximar-se da batida que consagrou a BN); Martin Ditcham (também na percussão); Terry Bailey (pistão), Pete Beachill (trombone) e mais duas participações especiais - Jake Jacas nos vocais e Carolos Bonnel, guitarrista em "Fear", uma das faixas mais marcantes do álbum. "Sweetest Taboo", faixa que vem tendo a maior promoção, é belíssima em sua concepção e poesia, assim como "Is it a Crime", "War of the Hearts" e "Never as Good as the First Time", todas extremamente românticas, falando de encontros e desencontros, a glória do amor e a dor da separação.
Especialmente significativa é "Jezebel" - a exemplo das demais faixas, parceria de Sade com seus colegas de grupo instrumental - retomando o nome de mulher que, há quase 40 anos foi cantada por Frankie Laine numa das baladas de maior popularidade da década de 50.
Bonita, sensual, poética e extremamente afinada, Sade, ex-aluna da Escola de Arte St. Martin, em Londres, firma-se definitivamente neste "Promise" como uma grande presença musical. Não mais uma promessa, mas uma realidade de talento.
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