segunda-feira, 14 de junho de 2010

Groove Operator, Paul S. Denman: 30 anos com Sade


Never as Good as the First Time" e "Turn My Back on You ", Denman se juntou a Sting, Pino Palladino, John Taylor e de lançar a onda de graves no-seu-cara que emanava da Inglaterra no earlyto meados dos anos 1980. Ao longo dos anos, Paul tem pared para baixo o seu processo de arranque, como evidenciado por sua profundidade, grooves minimalistas sobre Sade elogiou o mais recente, Soldier of Love. "Principalmente, eu me vejo como um auxiliar de música, levando a música junto," ele oferece.
Nascido em Hull, Inglaterra, em 1957, Denman tinha um violão aos 12 anos, mas cavou o "olhar de fundo legal, do baixista." Um ano mais tarde, depois de cintas em baixo de um amigo e um sentimento de conexão, ele comprou uma Vox bass e começou a tocar junto com os registros com o estrondo de Trevor Bolder (David Bowie), Colin Hodgkinson (Back Door) e Geezer Butler (Black Sabbath). Exploração de 70 punk, funk, e da fusão seguida, e com o tempo ele se mudou para Londres em 1980, Denman era mais do que pronto para substituir o baixista no Pride, um R & B / soul banda que incluía nigeriano, nascido Sade Adu como um backup vocalista. Foi um pequeno grupo de dissidentes com Sade, Denman, o guitarrista / saxofonista Stuart Matthewman eo baterista Paul Cooke, que virou cabeças através de seu som esparso, e eventualmente conseguiu um contrato com a Epic. split Cooke, o tecladista Andrew Hale veio a bordo, eo disco de estreia da banda de 1984, Diamond Life, foi um sucesso global. Desde então, os quatro integrantes foram parceiros iguais no grampo sofisticada pop conhecida como Sade.
Como tem evoluído a sua abordagem com mais de 30 anos? Logo no início, ser jovem e ansiosa, eu estava mais batendo outfront e tendo em solos vivos. Robin Millar e Pela Mike, o nosso produtor e engenheiro na época, gostou do que eu estava fazendo, e eles me incentivaram a avançar e tentar idéias. No entanto, eu realmente não tinha aprendido a ouvir uma música ou escutar o que os outros estavam fazendo, que veio com o tempo e maturidade. Conforme os anos passaram, eu comecei a ficar mais em dub e reggae, utilizando off-beats e jogando menos, e se encaixa com melodias Sade muito bem. Estou sempre a ouvir a melodia, eu não vou tocar nada sem a melodia em minha cabeça, porque eu não quero ficar no caminho com alguns preencher insignificante. Agora, eu prefiro tocar uma nota de três minutos do que pisar no pé de alguém com dois. Você acabou de aprender a encontrar o seu bolso, e que às vezes bolso está cheio de espaço.
Como é que você venha com as suas linhas de baixo? Eles sempre vêm de uma batida, ou Andrew Stuart coloca um uma batida e joga alguns acordes, e eu sinto alguma coisa e começar a tocar junto. Então eles me dizem se gostam ou não, somos muito críticos e honestos uns com os outros, o que é bom porque me obriga a descobrir outras formas de abordagem da peça. Em seguida, virá em Sade e cantar por cima dele, e eu vou mudar tudo! Há sempre um ponto onde um monte de baixo está acontecendo enquanto nós estamos começando o groove, e então ela começa a cantar e de repente não há um monte de baixo, eu puxo tudo para trás. Finalmente, eu toco o que eu acho melhor se adapta a melodia e ritmos provenientes dos outros, e eu tento tocar cada nota de coração, com a convicção de 110 por cento.
O que manteve a banda unida, mesmo através de longos períodos de tempo entre os álbuns? Nós ainda temos fome e sede de fazer o que fazemos, e todos nós muito amor e respeito uns aos outros como pessoas. Este tinha sido um bom tempo parado, e eu não sei porquê, só podemos fazer um álbum, quando sentimos que a hora é certa. Nossas canções não são gravados até vamos todos juntos, e se você pegar um de nós a ele simplesmente não funciona, por isso pode ser um processo prolongado. Durante este tempo de inatividade passado, fiquei ocupado gestão e de turismo com o baixista [do meu filho e vocalista Joe Dexter Denman banda punk], Orange. Isso ajudou a me reconectar com a paixão de tudo e voltar fresco para Soldier of Love. Quando as pessoas me pedem para descrever o álbum, eu lhes digo que é apenas o som de quatro pessoas que são realmente honestos.

Em compassos de abertura de Sade sabor latino-hit "Smooth Operator" [de Diamond Life], Paul S. Denman escavações em um montuno, como descendentes, como a mostrada na Ex. 1. Mais tarde, na melodia, Denman arranca um solo de agitação, fazendo amplo uso de trigêmeos semínima, tal como no ex. 2. Para expandir sua consciência groove programa, um drum machine ou sequenciador de clicar em um ritmo de 2:03 clave e compõem algumas linhas trio-pesados do seu próprio.
Denman fora do gelado, samba groove quase-brasileiro sobre "The Sweetest Taboo" promessa é aproximada em Ex. 3. A linha é maravilhosamente simples, mas não se engane, não se trava com o contratempo forte na bateria e do groove vai do doce ao amargo na ordem curta.
Em shuffle Sade abafado "Please Send Me Someone to Love" (de 1994 a trilha sonora do filme Philadelphia), Denman apoia o swing com notas grandes, escavando pequenos bolsos para rachaduras armadilha para sentar-se, tal como na ex. 4. Enquanto os dois primeiros compassos da frase tem uma sensação forte, os outros dois abrem com notas mais longas.

By Siqueira

Nenhum comentário: